Infecção por Levedura: Descrição, Causas e Tratamento

O que é infecção por fungos?

Esse tipo de infecção é mais comum entre as mulheres. No entanto, muitos permanecem ignorantes ou inconscientes desse problema médico. É importante conhecer os sintomas, perigos e condições relacionadas à infecção por fungos para poder tratá-la desde o início. Também é necessário determinar as várias causas desta doença para poder evitá-la antes mesmo que aconteça. Finalmente, será mais útil para qualquer mulher se ela também tiver conhecimento dos vários tratamentos possíveis para infecção por fungos, para poder contê-la imediatamente.

Poucas mulheres estão familiarizadas com o termo “infecção por fungos”. No entanto, é provável que mais mulheres conheçam ou já tenham experimentado os sintomas dessa condição. Os três principais sinais de infecção por fungos são coceira, queimação, dor e secreção. A coceira em qualquer parte da pele ou corpo é geralmente causada por uma infestação de organismos estranhos, como fungos ou bactérias, em uma área específica do corpo. No caso de infecção por fungos, a parte afetada é a parte vaginal e as áreas circundantes. A infecção pode causar coceira intensa que geralmente ocorre após coceira. Outra indicação é uma sensação de queimação ou dor nessa área, especialmente ao urinar. A pele da região vaginal da mulher já pode conter feridas devido aos arranhões frequentes que, quando colocados em contato com a acidez da urina, podem causar dor ou sensação de queimação. Essa sensação pode ser semelhante à vivenciada ao se ter uma infecção do trato urinário, porém, ocorrem em diferentes áreas do corpo. Por último, algumas mulheres relatam ter ocorrido secreções geralmente descritas como inodoras, brancas e parecidas com queijo. Em outros casos, um odor semelhante ao do amido é observado nas descargas.

A infecção por fungos em si não é considerada altamente perigosa, no entanto, pode ser muito irritante e perturbadora, especialmente entre as mulheres que já estão preocupadas com outras responsabilidades ou tarefas. Por outro lado, como a maioria das infecções, é altamente transferível para outras pessoas, incluindo o sexo oposto. Certas condições do corpo podem tornar mais fácil para uma pessoa adquirir essa doença, como diabetes e uso de antibióticos.

Outros problemas de saúde geralmente associados à infecção por fungos incluem infecções do trato urinário e possíveis complicações durante a gravidez. No entanto, eles não têm base científica e ainda não foram comprovados ou negados em estudos futuros.


O que causa a infecção por fungos?

O termo científico para infecção por fungos é candidíase. Isso foi derivado do organismo de levedura ou Candida semelhante a um fungo que causa essa condição. O fungo se desenvolve em áreas escuras e úmidas, como a área vaginal das mulheres. Certas condições de saúde, como gravidez e diabetes, tornam as pessoas, especialmente as mulheres, mais propensas a contrair infecções por fungos. A gravidez provoca uma alteração no equilíbrio metabólico e na acidez vaginal da mulher, o que é mais favorável ao crescimento do fungo. Os fungos também são conhecidos por prosperar entre indivíduos com altos níveis de açúcar, como no caso de pessoas com diabetes e aqueles com defeitos no metabolismo do açúcar.


Quais são os tratamentos para a infecção por fungos?

Vários medicamentos orais, como Diflucan ou fluconazol e tratamentos tópicos podem ser prescritos por médicos para curar a infecção por fungos. Remédios caseiros, como usar iogurte e alho, tanto interna quanto externamente, também podem ser feitos. No entanto, é importante consultar um médico antes de aplicar qualquer um dos remédios disponíveis para evitar complicações e maiores danos.


Sobre Gripe Aviária

O que você precisa saber

Antes de ficar excessivamente preocupado com a "gripe aviária", existem alguns fatos importantes que você precisa saber sobre essa doença.
"Gripe aviária" não é a mesma coisa que gripe pandêmica humana.

Ir para Artigo

Quem corre maior risco de morte?

A gripe aviária ou “gripe aviária" já causou mais de 60 mortes em todo o mundo, com a epidemia mais recente na Indonésia, onde quatro pessoas morreram. Em uma base global, 60 mortes não são muitas.

Ir para Artigo

A preparação pessoal deve incluir estas 4 áreas críticas

Os recentes furacões Katrina e Rita têm sido lembretes poderosos de como as forças da natureza podem ser destrutivas e como a preparação para elas pode mitigar seus efeitos.

Ir para Artigo

A ameaça da transmissão de animais para humanos

Quando a gripe aviária atingiu a maioria dos países asiáticos, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a instar a China a testar suas aves selvagens, especialmente os gansos que migram.

Ir para Artigo